Oeiras qualifica agentes comunitários de saúde sobre pósvenção do suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Prevenção do Suicídio e Núcleo de Apoio à Saúde de Família (NASF), promoveu nesta quinta-feira, 30, uma oficina de qualificação sobre suicídio para agentes comunitários de saúde das zonas urbana e rural do município de Oeiras.

Com o tema “Pósvenção do suicídio na Atenção Básica”, a capacitação realizada no auditório da Semusa, teve como objetivo qualificar e sensibilizar os profissionais para o manejo no acolhimento, apoio e assistência às famílias impactadas pelo suicídio.

Evanilde Borges, coordenadora do Núcleo de Prevenção do Suicídio, explica que a Pósvenção é o suporte ao luto e a prevenção do suicídio aos enlutados. “O suicídio traz consequências avassaladoras aos familiares e pessoas próximas, este trabalho visa uma assistência de fato afetiva, onde a pessoa enlutada possa ser ouvida, respeitada e cuidada em seu sofrimento. É essencial que exista uma rede de apoio, incluindo profissionais de saúde, família, amigos, igreja, escola para que se possa evitar um novo suicídio e, principalmente, para amenizar o sofrimento e a dor do enlutado”, detalha a coordenadora.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), familiares de pessoas próximas de suicidas estão exposta a um risco até dez vezes maior do que o restante da população e pouco se fala o quanto pessoas em luto pelo suicídio são vítimas de enorme sofrimento. “O assunto é delicado, mas precisamos tratar, oferecendo o apoio e assistência necessários, tendo em vista que o luto deve ser vivido, sentido e compreendido como todos os sentimentos inerentes ao ser humano e assim restabelecer o equilíbrio emocional”, completa Evanilde Borges.

Prevenção do Suicídio em Oeiras

Instituído em 2010, pela Secretaria Municipal de Saúde, o Núcleo de Prevenção do Suicídio desenvolve ações e propostas focadas na linha de cuidado em rede, com encaminhamento aos serviços de referência e construção do Projeto Terapêutico Singular e Matriciamento.

Desde 2010, o CAPS faz o monitoramento de casos de suicídio, de tentativas e ideação suicida, e realiza visitas domiciliares para combater o fenômeno em Oeiras. As ações de prevenção e enfrentamento do suicídio são desenvolvidas dentro da rotina dos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *